Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Trabalho de Conclusão de Curso Fisioterapia (Bacharelado)
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Abordagens aplicadas na intervenção motora para crianças com T21 (Síndrome de Down): revisão sistemática
Autor(es): Tamae, Ana Paula
Maestro, Rafaela Príncipe
Primeiro Orientador: Moriyama, Cristina Hamamura
Segundo Orientador: Massetti, Thais
Resumo: Introdução. A T21- síndrome de Down (T21-SD) é uma condição genética causada por um erro na divisão celular durante a fase embrionária especificamente no cromossomo 21 do indivíduo. As crianças com SD apresentam hipotonia muscular e frouxidão ligamentar, além de outras comorbidades associadas que podem interferir na aquisição dos marcos motores. Objetivo. Identificar os estudos que utilizaram protocolos de reabilitação aplicados para intervenção motora de crianças com SD, descrever os protocolos de intervenção e compará-los a partir de sua eficácia para aquisição da marcha. Método. Este estudo basear-se-a numa revisão sistemática da literatura de artigos publicados até 2020 e norteado pelas diretrizes Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), sendo utilizadas como bases de dados PubMed, PEDro , Web of Science (WOS), EMBASE e BVS. Os artigos serão selecionados de acordo com as seguintes palavras-chave: down syndrome, trissomy 21, motor intervention, physical therapy, walking. Resultados: os resultados esperados serão a eficácia das intervenções motoras para o inicio da marcha em crianças com SD. Conclusão: As crianças com SD se beneficiam da aquisição precoce da marcha, pois na medida que deambulam, ampliam seu espaço de exploração e consequentemente seu aprendizado.
Abstract: Introduction. T21-Down syndrome (T21-SD) is a genetic condition caused by an error in cell division during the embryonic phase specifically on the individual's chromosome 21. Children with DS have muscle hypotonia and ligament laxity, in addition to other associated comorbidities that can interfere with the acquisition of motor landmarks. Objective. Identify the studies that used rehabilitation protocols applied for motor intervention of children with DS, describe the intervention protocols and compare them based on their effectiveness for the acquisition of gait. Method. This study will be based on a systematic review of the literature of articles published until 2020 and guided by the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyzes (PRISMA) guidelines, being used as PubMed, PEDro , Web of databases Science (WOS) , EMBASE and BVS. The articles will be selected according to the following keywords: down syndrome, trissomy 21, motor intervention, physical therapy, walking. Results: the expected results will be the effectiveness of motor interventions to start walking in children with DS. Conclusion: Children with DS benefit from early gait acquisition, as as they walk, they expand their space for exploration and, consequently, their learning.
Palavras-chave: Síndrome de Down
Trissomia do cromossomo 21
Atividade motora
Caminhada
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Citação: TAMAE, Ana Paula; MAESTRO, Rafaela Príncipe. Abordagens aplicadas na intervenção motora para crianças com T21 (Síndrome de Down): revisão sistemática. Orientadora: Profa. Dra. Cristina Hamamura Moriyama. 2020. 28f. Monografia (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Cidade de São Paulo. 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1563
Data do documento: 12-Dez-2020
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