Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/1563
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Abordagens aplicadas na intervenção motora para crianças com T21 (Síndrome de Down): revisão sistemática |
Autor(es): | Tamae, Ana Paula Maestro, Rafaela Príncipe |
Primeiro Orientador: | Moriyama, Cristina Hamamura |
Segundo Orientador: | Massetti, Thais |
Resumo: | Introdução. A T21- síndrome de Down (T21-SD) é uma condição genética causada por um erro na divisão celular durante a fase embrionária especificamente no cromossomo 21 do indivíduo. As crianças com SD apresentam hipotonia muscular e frouxidão ligamentar, além de outras comorbidades associadas que podem interferir na aquisição dos marcos motores. Objetivo. Identificar os estudos que utilizaram protocolos de reabilitação aplicados para intervenção motora de crianças com SD, descrever os protocolos de intervenção e compará-los a partir de sua eficácia para aquisição da marcha. Método. Este estudo basear-se-a numa revisão sistemática da literatura de artigos publicados até 2020 e norteado pelas diretrizes Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), sendo utilizadas como bases de dados PubMed, PEDro , Web of Science (WOS), EMBASE e BVS. Os artigos serão selecionados de acordo com as seguintes palavras-chave: down syndrome, trissomy 21, motor intervention, physical therapy, walking. Resultados: os resultados esperados serão a eficácia das intervenções motoras para o inicio da marcha em crianças com SD. Conclusão: As crianças com SD se beneficiam da aquisição precoce da marcha, pois na medida que deambulam, ampliam seu espaço de exploração e consequentemente seu aprendizado. |
Abstract: | Introduction. T21-Down syndrome (T21-SD) is a genetic condition caused by an error in cell division during the embryonic phase specifically on the individual's chromosome 21. Children with DS have muscle hypotonia and ligament laxity, in addition to other associated comorbidities that can interfere with the acquisition of motor landmarks. Objective. Identify the studies that used rehabilitation protocols applied for motor intervention of children with DS, describe the intervention protocols and compare them based on their effectiveness for the acquisition of gait. Method. This study will be based on a systematic review of the literature of articles published until 2020 and guided by the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyzes (PRISMA) guidelines, being used as PubMed, PEDro , Web of databases Science (WOS) , EMBASE and BVS. The articles will be selected according to the following keywords: down syndrome, trissomy 21, motor intervention, physical therapy, walking. Results: the expected results will be the effectiveness of motor interventions to start walking in children with DS. Conclusion: Children with DS benefit from early gait acquisition, as as they walk, they expand their space for exploration and, consequently, their learning. |
Palavras-chave: | Síndrome de Down Trissomia do cromossomo 21 Atividade motora Caminhada |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Cidade de São Paulo |
Sigla da Instituição: | UNICID |
Citação: | TAMAE, Ana Paula; MAESTRO, Rafaela Príncipe. Abordagens aplicadas na intervenção motora para crianças com T21 (Síndrome de Down): revisão sistemática. Orientadora: Profa. Dra. Cristina Hamamura Moriyama. 2020. 28f. Monografia (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Cidade de São Paulo. 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1563 |
Data do documento: | 12-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | Fisioterapia (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Abordagens aplicadas na intervencao motora.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 465.06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.