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https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/1861
Tipo: | Tese |
Título: | O ciclo de vida dos alimentos e a valorização dos recursos orgânicos como ferramentas para a educação socioambiental |
Autor(es): | Cirimarco, Sergiane Kellen Jacobsen Will |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Cíntia Mara Ribas de |
Resumo: | Os resíduos sólidos orgânicos constituem uma parcela representativa dos resíduos produzidos pela sociedade moderna. Na ótica da economia circular (EC), no entanto, é possível que esses materiais sejam considerados não mais como resíduos, mas sim como recursos orgânicos, visto seu potencial para reintrodução na alimentação humana ou veterinária. Partindo da educação como ferramenta de ressignificação de saberes e multiplicação de valores, esta tese teve como objetivo desenvolver um modelo conceitual de ações e diretrizes de educação socioambiental com foco na abordagem do ciclo de vida dos alimentos, sob a ótica da EC, com vistas à valorização de recursos orgânicos em sistemas de abastecimento público. A tese envolveu como atores permissionários de um mercado municipal e discentes do ensino médio de um colégio público estadual de uma cidade brasileira de médio porte. A coleta de dados qualitativos ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas para diagnosticar a situação das práticas de destinação de resíduos no mercado e nas residências dos discentes e verificar as possibilidades de implantação dos conceitos da EC na valorização de resíduos orgânicos. As respostas objetivas das entrevistas aos permissionários e discentes foram analisadas em função das frequências das respostas (agrupamento em classes), e as respostas abertas, segundo o método de análise SWOT, identificando-se pontos fortes, fracos, oportunidades e desafios no gerenciamento dos resíduos orgânicos no ambiente do mercado municipal. A partir da realidade local e das perspectivas dos atores, foram estruturadas, de forma participativa, propostas socioeducativas para otimizar o ciclo de vida de alimentos, por meio de sensibilização quanto ao uso correto dos recursos orgânicos, minimizando desperdícios. Como resultado, o modelo conceitual estruturado propõe a integração de multiplicadores do olhar sustentável, oriundos da comunidade local e de ambientes formais de ensino, em um processo da prática e para a prática, com vistas à promoção de atitudes orientadas à EC e, consequentemente ao desenvolvimento sustentável. |
Abstract: | Organic solid waste represents a significant portion modern society’s waste. However, from the circular economy (CE) perspective, rather than being considered as waste these materials could be reintroduced as organic resources into human or veterinary food. Starting from the perspective of CE and education as a tool that redefines and creates new values, this thesis aimed to develop a conceptual model of actions and guidelines for socio-environmental education focusing on the lifecycle of food with the aim organic resource valorization in public supply systems. The thesis involved participants from a municipal market and high school students at a state public high school of a midsize Brazilian city. Qualitative data collection involved semi-structured interviews with the aim of assessing waste disposal practices in the market and in students' homes in order to verify the possibilities of implementing the CE concepts in the valorization of organic waste. Interviewees close-ended answers were analyzed via frequency analysis (grouping them into classes), and the open-ended answers via SWOT analysis method, identifying strengths, weaknesses, opportunities, and challenges in the waste management of the municipal market environment. Within this context and the perspectives of the actors, socio-educational proposals were structured in a participatory way to optimize the food lifecycle, by raising awareness about the correct use of organic resources and minimizing waste. As a result, the structured conceptual model proposes the integration of multiple actors, from the local community and formal teaching environments, into a non-formal process designed for day-to-day use with a view to promoting CE attitudes and thus sustainable development. |
Palavras-chave: | Gestão ambiental Educação ambiental Gestão integrada de resíduos sólidos Sustentabilidade |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Positivo |
Sigla da Instituição: | UP |
Departamento: | Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental |
Citação: | CIRIMARCO, Sergiane Kellen Jacobsen Will. O ciclo de vida dos alimentos e a valorização dos recursos orgânicos como ferramentas para a educação socioambiental. Orientadora: Cíntia Mara Ribas de Oliveira. – Curitiba : Universidade Positivo, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1861 |
Data do documento: | 2019 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental |
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