Repositório Institucional UP Campus sede – Ecoville Dissertação Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/2386
Tipo: Dissertação
Título: Elaboração de um programa de educação ambiental para o colégio Positivo Jardim Ambiental
Autor(es): Mattar, Silvia Vieira de Andrade
Primeiro Orientador: Maranho, Leila T.
Resumo: A preocupação mundial quanto à proteção do ambiente e seus recursos cresce a cada dia. Além de eventos pontuais (dia da água, da árvore, etc.), do esforço dos ambientalistas e da participação da mídia, a escola surge como grande aliada nesse processo, com a abrangente proposta de vincular à educação uma concreta consciência ambiental, propondo soluções e medidas aos problemas do cotidiano. Este trabalho tem como objetivo geral a elaboração de um programa de Educação Ambiental em escola particular da cidade de Curitiba, com a pretensão de capacitar os educadores e sensibilizar os alunos para a problemática ambiental, a fim de que, convictos, transformem-se em agentes multiplicadores na escola e no seu grupo de convívio social. O levantamento da percepção ambiental, do nível de conhecimento e de sensibilização dos alunos e professores do colégio Positivo Jardim Ambiental referentes aos aspectos locais foi realizado por meio do modelo ANISE (Analise das Necessidades de Intervenções Sócio Educacionais), e a elaboração e aplicação de questionários estruturados foi a etapa inicial. A proposta foi projetada a partir do diagnóstico da situação atual confrontada com a situação desejada, e formalizada após análise dos demais dados disponíveis coletados ―in loco‖, considerando todos os fatores que possam influenciar o sucesso das ações de intervenção. Os resultados demonstraram a efetiva necessidade da aplicação do programa desenvolvido, com ênfase nas principais necessidades diagnosticadas, visando à mudança de postura e de hábitos dentro da comunidade escolar. Implementar um projeto de Educação Ambiental possibilitará aos alunos e aos professores a compreensão das questões existentes, da presença humana no ambiente, da sua responsabilidade e do seu papel crítico como cidadão.
Abstract: The worldwide concern about protection of the environment and its resources keeps growing every day. In addition to occasional events (Water Day, Tree Day, etc.), efforts of environmentalists and media participation, the school emerges as a major ally in this process, with the comprehensive proposal of linking education to a real environmental conscience, proposing solutions and measures to everyday problems. This study aims to draw up a general program of environmental education at a private school in the city of Curitiba, with the intention of qualifying educators and sensitizing students to the issues of environment so that, from a new degree of consciousness, they become multipliers at school and in their social living together group. The survey of environmental perception, the level of knowledge and awareness of students and teachers of Positivo Jardim Ambiental High school with regard to local aspects was accomplished through the model Anis (Analysis of Socio Educational Needs Intervention), and the development and implementation of structured questionnaires was the initial step. The proposal was designed based on the diagnosis of the current situation confronted with the desired situation, and was formalized after analysis of other available data collected on the spot, considering all the factors that may influence the success of intervention actions. The results demonstrated the need for effective implementation of the program developed, focusing on core diagnostic needs, seeking the change of attitude and habits within the school community .Implementing an environmental education project will enable students and teachers to understanding the existing issues, the human presence in the environment, their responsibility and critical role as citizens
Palavras-chave: Educação ambiental
Meio ambiente
Percepção ambiental
Anise
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Positivo
Sigla da Instituição: UP
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2386
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silvia Mattar.pdfDissertação2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.