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https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/2392
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação ambiental e pesquisa participante no ensino fundamental em Bocaiúva do Sul - Paraná, Brasil |
Autor(es): | Souza, Elisandra Francisco de |
Primeiro Orientador: | Michaliszyn, Mario Sergio |
Resumo: | Vários são os fatores que contribuem para a configuração dos atuais índices de desenvolvimento sócio econômico e cultural da região do Vale do Ribeira, no Estado do Paraná, Brasil. Inserido neste contexto está o município de Bocaiúva do Sul, situado a aproximadamente 40 km da capital Curitiba com uma população predominantemente rural que padece pela exploração da mão de obra no plantio de culturas exóticas que visam o crescimento financeiro da indústria madeireira, trazendo pouco retorno para a população. A preocupação com a precariedade das condições de vida e trabalho, a crescente devastação ambiental e a inatividade das comunidades frente a estes problemas motivaram o desenvolvimento de atividades educacionais, desenvolvidas com alunos do ensino fundamental, que se utilizam da pesquisa participante na seleção de problemas a serem enfrentados, no planejamento e na execução das atividades, contribuindo para a tomada de consciência acerca da realidade e a consequente melhoria na qualidade de vida. O objetivo deste estudo foi elaborar e executar um programa de educação ambiental com alunos da sexta série, por meio do diagnóstico da realidade sócio política econômica e cultural na qual se encontram inseridos. Isto foi possível, por meio da identificação dos problemas ambientais presentes em Bocaiúva do Sul e da participação de pais e da comunidade. As atividades lúdicas se apresentam como facilitadoras de ações educativas em diferentes áreas. Na área ambiental, estas atividades podem aproximar os indivíduos do seu meio e proporcionar um aprendizado de forma simples e eficaz. A metodologia da pesquisa participante se apresenta como uma ferramenta da educação ambiental que através do lúdico permite o envolvimento de comunidades que indicam para si os problemas mais próximos de sua realidade. Os resultados mostram que o desenvolvimento de atividades educacionais que envolvam não somente alunos, mas também seus vizinhos e familiares foram fundamentais para o desenvolvimento e aplicação de um programa de educação ambiental na localidade. |
Abstract: | There are several factors that contribute to the formation of the present indices of socioeconomic development and cultural development in the Vale do Ribeira, State of Parana, Brazil. Within this context is the municipality of Bocaiuva do Sul, located approximately 40 km from the capital Curitiba with a predominantly rural population that suffers the exploitation of labor in plantation exotic crops aimed at the financial growth of the timber industry, bringing little in return for population. The concern with the precarious conditions of life and work, the increasing environmental devastation and inactivity of the community address these issues led the development of educational activities, developed with elementary school students, who use people's participation in the selection of problems to be faced in planning and executing activities, contributing to the awareness about the reality and the consequent improvement in quality of life. The aim of this study was create and performance a environmental education program with the sixth graders, through the diagnosis of the socio economic and cultural policy in which they have been inserted. This was possible, through the identification of environmental problems present in Bocaiuva do Sul and the parents and community participation. The play activities are presented as facilitators of educational activities in different areas. Those environmental activities can bring the individuals to their environment and provide learning in a simple and effective. The methodology of participatory research is presented as a tool of environmental education through the play allowed the involvement of communities that indicate to itself the problems closer to their reality. The results show that the educational activities involving not only students but also their neighbors and family were essential to the development and implementation of an environmental education program in the locality. |
Palavras-chave: | Educação ambiental |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Positivo |
Sigla da Instituição: | UP |
Departamento: | Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2392 |
Data do documento: | 2010 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental |
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