Repositório Institucional UP Campus sede – Ecoville Dissertação Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental
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Tipo: Dissertação
Título: O design como ferramenta da educação ambiental: a construção de uma campanha sobre o descarte da goma de mascar
Autor(es): Moura, Alessandra Klein do Amaral de
Primeiro Orientador: Michaliszyn, Mario Sergio
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o descarte inadequado da goma de mascar e propor a realização de uma campanha educativa que sensibilize o público jovem para o descarte adequado de resíduos, enfatizando em particular a goma de mascar. Para isso, demonstrou-se a efetividade da utilização do design como ferramenta da Educação Ambiental na construção de uma campanha educativa abordando a temática em questão. Por meio da pesquisa quantitativa com a aplicação de questionários e qualitativa com a realização de grupo focal foram coletados e analisados dados para compreensão do público que seria atingido pela campanha; as relações em torno do design e da Educação Ambiental, o conhecimento dos participantes sobre o destino adequado dos resíduos, as dificuldades e consequências do descarte da goma de mascar e a construção de uma campanha indicando o modo correto do descarte. A análise das respostas quantitativas dos participantes da pesquisa indicou que o público que mais consome goma de mascar tem entre 18 e 24 anos. Dos entrevistados, 86% mascam goma e em relação ao meio ambiente 53% tem nível médio de preocupação, enquanto 31% demonstram um alto nível de preocupação. A maioria dos entrevistados afirma que em suas residências separa os resíduos entre reciclável e orgânico e acreditam que campanhas de Educação Ambiental contribuem para a minimização dos impactos ambientais. Em estimativa relacionada ao descarte inadequado da goma de mascar (em calçadas e colado em locais), quantidades significativas de goma de mascar são descartadas inadequadamente na Universidade Positivo, local onde foi realizada a pesquisa. A pesquisa qualitativa comprovou semelhança nas práticas desenvolvidas pelo design em relação ao que preconiza a Educação Ambiental, bem como a multidisciplinaridade marcada pela constante interação praticada por estes dois campos com outras áreas do saber. A proposta de campanha visou atingir principalmente o público jovem, baseando-se na exploração da linguagem, a partir dos conhecimentos e habilidades dos meios de comunicação, do contexto lúdico, respeito social e sustentabilidade, utilizando, o design de modo estratégico. No Brasil, não existem estudos ou campanhas sobre a goma de mascar, mas em alguns países como Cingapura, Inglaterra, Republica Theca e México, o governo criou ações para limpeza ou minimização do descarte nas calçadas das cidades. O presente estudo é precursor na área e possibilita novos estudos relacionados a ela, ou seja, novas ações ou campanhas que contribuam para a conscientização em torno da goma de mascar e outros tipos de resíduos especiais, bem como a realização de novos estudos que permitam identificar outros destinos e reciclagem para a goma de mascar.
Abstract: This work aims to analyze the inadequated discard of chewing gum and propose the implementation of an educational campaign to increase awareness on the young public about the appropriate discarding of waste, with particular focus in the chewing gum. Based on this, is possible to show the effective use of design as Environmental Education tool on build up of educational campaign addressing the topic in question. Through quantitave research apllying questionaries and qualitative research on focal groups, data were collected and analyzed to concern the target public of this campaign; the relations around the design and of Environmental Education, knowledge of the participants about the fate of residues, the difficulties and the consequences of discarding of chewing gum and the construction of a campaign indicating the correct discard. The analysis on quantitative research answers indicates that the public that more consumes chewing gum is between 18 and 24 years. The interviews shows that 86% of participants masticate gum and 53% has average level of concern in relation to the environment, while 31% show a high level of concern. The majority of interviewees stated that in their homes separates waste between recyclable and organic and believe that Environmental Education campaigns contribute to minimize the environmental impacts. In estimate related to discard inadequate of chewing gum (sidewalks and glued in places), significant quantities of chewing gum are discarded inadequately in Positivo University, where the research has been made. Qualitative research found similarity in practices developed by design in relation to which calls for the Environmental Education, as well as the multidisciplinary marked by constant interaction practiced by these two fields with other areas of knowledge. The proposal of the campaing targed to achieve mainly the young public, based on exploring of the language, from the knowledge and skills of the media, in the context ludic, social and sustainability, using design strategically. In Brazil, there are no studies or campaigns on the chewing gum, but in some countries such as Singapore, England, Republic Theca and Mexico, the government created actions for cleaning or minimizing the discard in cities sidewalks. This study is a pioneer in the area and allows new studies related to it, mens that new actions or campaigns which contribute to the awareness around the chewing gum and other kind of special waste, as well for new studies to identify other destinations and recycling for chewing gum.
Palavras-chave: Educação ambiental
Desenho industrial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Positivo
Sigla da Instituição: UP
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2394
Data do documento: 2010
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