Repositório Institucional UP Campus sede – Ecoville Dissertação Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental
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Tipo: Dissertação
Título: Educação ambiental e a poluição por medicamentos: uma proposta de intervenção na relação entre profissional de saúde e paciente crônico HIV/AIDS
Autor(es): Cardoso, Maria Clara de Aquino
Primeiro Orientador: Oliveira, Cíntia Mara Ribas de
Resumo: O uso crônico de medicamentos e o descarte incorreto dos mesmos no meio ambiente têm contribuído principalmente para o comprometimento dos mananciais. A Educação Ambiental (EA) pode ser utilizada como um recurso para sensibilizar o profissional de saúde a atuar como multiplicador da informação para o paciente crônico HIV/AIDS. A Assistência Farmacêutica deve trabalhar as questões relacionadas à poluição por medicamentos, promovendo o acesso à informação e seu uso racional. Neste estudo propõe-se uma intervenção, aliada à EA, com o objetivo de sensibilizar os atores envolvidos, profissionais da saúde e pacientes crônicos, promovendo a mudança de hábitos e a formação de multiplicadores para o correto descarte dos resíduos de medicamentos. A pesquisa foi realizada no Centro de Orientação e Aconselhamento (COA) do município de Curitiba - PR e a intervenção educativa compreendeu a capacitação de nove profissionais de saúde e intervenção ambiental socioeducativa (IASe), junto a cem pacientes crônicos HIV/AIDS. A concepção do processo educativo foi baseada nos conceitos da andragogia, da dialética e da mediação do conhecimento que foi feita por profissional da saúde com conhecimentos na área ambiental. A abordagem foi iniciada pela capacitação dos profissionais de saúde, seguida da avaliação da sua efetividade. A próxima etapa foi, então, a IASe junto ao paciente crônico, e a partir dos conhecimentos do ator sobre a poluição por medicamentos, foi feita a IASe, com intuito de sensibilizar o paciente ao tema deste trabalho. Primeiramente, com os dados inseridos no Programa Sphinx – V foi feita análise qualiquantitativa do aprendizado dos atores e a partir daí foram criadas as categorias temáticas, em seguida com os resultados das categorias foram concebidos os discursos pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo. Com o resultado da avaliação, durante a capacitação dos profissionais de saúde e IASe junto aos pacientes crônicos HIV/AIDS foi elaborada a proposta de EA na relação entre o profissional de saúde e o paciente crônico. Os resultados demonstraram a importância da EA para sensibilizar os atores para a temática trabalhada neste estudo e foram identificados fatores para promover a sensibilização desses atores, sendo desenvolvida uma estratégia durante a IASe junto aos pacientes para minimizar o impacto ambiental causado pela automedicação e estabelecidas diretrizes para EA na relação entre os atores da pesquisa. Desta forma, a EA como recurso do conhecimento científico, por meio da Assistência Farmacêutica, pode ser uma ferramenta para atingir a compreensão de profissionais da saúde e pacientes, a fim de influenciar na mudança de hábitos e condutas para a proteção do meio ambiente.
Abstract: The chronic use of medication and its incorrect disposal into the environment has contributed to pollution of water sources. Environmental Education (EE) can be used as a resource to sensitize health professionals to act as information multipliers for HIV/AIDS patients. Pharmaceutical Assistance must work on issues related to pollution caused by medicine, by promoting access to information and also the rational use of medication. This study proposes an intervention, aligned to EE, with the aim of sensitizing all the people involved: the health professionals and the chronic patients to promote change of habits and the training of multipliers for the proper disposal of waste medicines. This research was conducted at Centro de Orientação e Aconselhamento (COA) in the city of Curitiba – PR, and the educational intervention involved the training of nine health professionals and also the socio environmental education intervention (SEEI) of one hundred HIV/AIDS chronic patients. The conception of the educational process was based on the concepts of andragogy, dialect and mediation of knowledge that was carried out by a health professional with expertise in the environmental area. This approach began with the training of health professionals, followed by an evaluation of the training sessions effectiveness. The next step was the SEEI with the chronic patients. The knowledge acquired by the patients about the effects of pollution by drugs. An SEEI was conducted with the aim of drawing HIV/AIDS patients attention to the relevance of thematic of this study. First, data was inserted into the Sphinx Program – V. The qualitative and quantitative analysis of the participants learning was carried out. Based on its findings, thematic categories were created. With the results of these categories speeches were produced with the aid of the Collective Subject Discourse method. With the evaluation results collected during the health professionals training sessions, and the SEEI developed with the HIV/AIDS chronic patients, an EA proposal was drafted showing the relationship between the health professional and the chronic patients. The results demonstrated the importance of EE to sensitize health professionals and patients to the thematic presented on this study, and also factors were identified to promote awareness of these participants, and developed a strategy for the SEEI with patients to minimize the environmental impact caused by self-medication. Guidelines were established for EE in the relationship between the participants of this research. Os resultados demonstraram a importância da EA para sensibilizar os atores para a temática trabalhada neste estudo e foram identificados fatores para promover a sensibilização desses atores, sendo desenvolvida uma estratégia durante a IASe junto aos pacientes para minimizar o impacto ambiental causado pela automedicação e estabelecidas diretrizes para EA na relação entre os atores da pesquisa. Thus, a EE as a resource of scientific knowledge, through Pharmaceutical Assistance, managed to achieve the understanding of health professionals and patients in order to influence their changing of habits and behaviors to protect the environment.
Palavras-chave: Educação ambiental
Poluição por medicamentos
Profissional de saúde
Paciente crônico
Descarte de resíduos de medicamentos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Positivo
Sigla da Instituição: UP
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2446
Data do documento: 2014
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