Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/260
Tipo: Dissertação
Título: Educação a distância e a evasão: desafios para uma instituição privada de educação superior
Autor(es): Angeolini, Eliane
Primeiro Orientador: Almeida , Júlio Gomes
Resumo: Este trabalho teve como objeto de estudo a evasão na Educação a Distância – EaD e como objetivo principal investigar os motivos que levam alunos matriculados em cursos nesta modalidade a desistirem. No desenvolvimento da pesquisa foi adotada abordagem quanti-qualitativa. Os dados foram coletados por meio de revisão de literatura e pesquisa de campo, realizada mediante aplicação de questionário estruturado aos alunos evadidos de cursos a distância de uma instituição de educação superior privada situada no Distrito Federal. Como referência teórica recorreu-se a autores que se dedicam ao estudo da Educação a Distância, particularmente aqueles que têm investigado a evasão, entre os quais destaca-se: Moore e Kearsley (2007), Mattar (2011), Pretti (2000), Palloff e Pratt (2002), Mill (2013), entre outros. A pesquisa revela que os alunos citam como motivos para a evasão questões financeiras, falta de adaptação à modalidade EaD, falta de tempo para realização das tarefas e possuem o sentimento de estarem sozinhos na plataforma de estudo. Desta forma é possível concluir que um dos grandes desafios que se apresentam para a instituição pesquisada é pensar formas de apoio e acolhimento que colaborem no enfrentamento do sentimento de solidão dos alunos, criando estratégias para que o discente se sinta completamente amparado pela universidade, fazendo com que desenvolvam a autonomia, progredindo no papel como ator principal do processo de aprendizagem.
Abstract: This paper had as object of study the dropout in Distance Education - DE and its main objective to investigate the reasons that lead students enrolled in courses in this modality to drop out. In the development of the research, a quantitative and qualitative approach was adopted and the data were collected through literature review and fieldwork carried out by applying a structured questionnaire to students who had evaded distance learning from a private higher education institution located in the Federal District. . As a theoretical reference we resorted to authors who have been devoted to the study of distance education, particularly those who have investigated dropout, among which are: Moore and Kearsley (2007), Mattar (2011), Pretti (2000), Palloff and Pratt (2002), Mill (2013), among others. The research reveals that students cite as reasons for dropping out financial issues, lack of adaptation to distance learning, lack of time to perform tasks and have the feeling of being alone on the study platform. Thus, it is possible to conclude that one of the major challenges for the researched institution is to think of forms of support and welcome that help to cope with the feeling of loneliness of students, creating strategies for the student to feel completely supported by the university, causing develop autonomy, progressing in their role as the main actor in the learning process.
Palavras-chave: Ensino superior
Educação a distância
Evasão escolar
Mediação tecnológica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais
Citação: ANGEOLINI, Eliane. Educação a distância e a evasão: desafios para uma instituição privada de educação superior. Orientador: Prof. Dr. Júlio Gomes Almeida. 2019. 77f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/260
Data do documento: 30-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELIANE ANGEOLINI.pdfDissertação969.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.