Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/264
Tipo: | Dissertação |
Título: | Os livros didáticos de química auxiliam o professor no ensino do efeito estufa? |
Título(s) alternativo(s): | Do Chemistry textbooks contribute to the teacher in teaching the greenhouse effect? |
Autor(es): | Watanabe, Adriana |
Primeiro Orientador: | Amaral, Carmem Lúcia Costa |
metadata.dc.contributor.referee1: | Amaral, Carmem Lúcia Costa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Voelzke, Marcos Rincon |
metadata.dc.contributor.referee3: | Ayres, Fernando Martins |
Resumo: | A fim de nortear a prática pedagógica do professor, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) recomendam que o ensino seja contextualizado, pois só assim o aluno poderá desenvolver competências e habilidades para tomar decisões e exercer sua cidadania (BRASIL, 1999a e 1999b). Nas escolas, para essa contextualização, em geral o professor utiliza materiais didáticos, entre eles, o livro didático. Para essa contextualização todos os materiais didáticos, incluindo o livro didático devem estar atualizados com notícias, pesquisas científicas e novidades que ocorrem no mundo e, entre as pesquisas científicas relevantes, atuais e discutidas pelas mídias estão as que envolvem as questões ambientais como o efeito estufa. Assim, pensando em contribuir com o professor desenvolvemos essa pesquisa tendo como questão norteadora: o professor consegue desenvolver o conteúdo do efeito estufa tendo como apoio o livro didático? Para responder esse questionamento realizamos uma análise dos seis livros didáticos de química aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) para o ano letivo de 2018 e adotados nas escolas estaduais do Estado de São Paulo (BRASIL, 2017). O objetivo dessa pesquisa foi investigar se esses livros didáticos contribuem com o professor no seu ensino do efeito estufa. Para essa análise utilizamos como descritores: as ilustrações, apresentação do conteúdo e recursos didáticos propostos para auxiliar o docente. Desta forma, trata-se de uma pesquisa documental. Os resultados dessa análise mostraram que para o descritor ilustração, quatro desses livros apresentaram figuras com informações e dados incompletos sobre o fenômeno do efeito estufa, dificultando dessa maneira o aprendizado do aluno e o trabalho do professor. Em se tratando da apresentação do conteúdo, o tema está presente em todos os livros analisados, contudo a maioria explica esse fenômeno de forma incompleta faltando dados científicos que dificultam a compreensão do conteúdo e, portanto, dessa forma, não auxilia com o trabalho docente. Quanto ao descritor recursos didáticos, a maioria apresenta variedades de estratégias de ensino com orientações e/ou sugestões referente ao assunto que podem auxiliar o professor em sala de aula. A partir desses resultados podemos concluir que os autores precisam rever esses descritores para a melhoria dos livros didáticos. Nesse trabalho propomos algumas sugestões de melhoria. |
Abstract: | In order to guide the teacher's pedagogical practice, the National Curricular Parameters for Secondary Education recommend that the teaching be contextualized, since only then will the student be able to develop skills and abilities that will lead him to make decisions and exercise his citizenship. In schools for this contextualization, in general, the teacher uses the didactic materials, among them, the textbook. For this contextualization all didactic materials, including the textbook must be updated with news, scientific research and novelties occurring in the world, among those relevant scientific researches current and discussed by the media are those that involve environmental issues such as the greenhouse effect. So, thinking about contributing to the teacher, we developed this research with a guiding question: can the teacher develop the content of the greenhouse effect, having the textbook as a support? In order to answer this question, we conducted an analysis of the chemical textbooks approved by the National High School Textbook Program and adopted in the 2018 school year in the state schools of the State of São Paulo. The objective of this research was to investigate whether these textbooks contribute to the teacher in his teaching of the greenhouse effect. For this analysis we use as descriptors: the illustrations, content presentation and didactic resources proposed to assist the teacher. In this way, it is a documentary research. The results of this analysis showed that for the illustration descriptor, four of these books presented figures with incomplete information and data on the phenomenon of the greenhouse effect, hindering student learning and teacher work. In terms of the descriptor content presentation, the theme is present in all the analyzed books, however the majority explains this phenomenon in an incomplete way lacking scientific data that make it difficult to understand the content and, therefore, does not help with the teaching work. As for the descriptor didactic resources, the majority present varieties of teaching strategies with orientations and / or suggestions regarding the subject that can help the teacher in the classroom. From these results we can conclude that the authors need to review these descriptors for the improvement of didactic books. In this paper we propose some suggestions for improvement. |
Palavras-chave: | Livro didático Efeito estufa Ensino de química |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Cruzeiro do Sul |
Sigla da Instituição: | Cruzeiro do Sul |
Departamento: | Campus Liberdade |
Programa: | Mestrado em Ensino de Ciências |
Citação: | WATANABE, A. Os Livros didáticos de química contribuem com o professor no ensino do efeito estufa? 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/264 |
Data do documento: | 14-Jun-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ADRIANA WATANABE.pdf | 5.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.