Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/270
Tipo: | Dissertação |
Título: | Narrativas de gestores da educação superior: um olhar para a ética e a para a estética |
Autor(es): | Cazeri, Iara Garcia |
Primeiro Orientador: | Berkenbrock-Rosito, Margaréte May |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objeto o estudo da dimensão ética e estética na gestão da Educação Superior, a partir das narrativas gestores de uma instituição de Educação Superior privada. Desta forma, busca-se compreender a dimensão da ética e da estética na gestão da Educação Superior, tendo referência o conceito de ética em Levinas (2008), que dá sentido à alteridade. O problema de estudo configura-se como o sentido da dimensão ética e estética da gestão na Educação Superior na visão de gestores de uma instituição privada. A pergunta-norteadora do estudo é: quais os limites e possibilidades da ética ser aprimorada por meio da estética, visando o desenvolvimento da autonomia e emancipação dos sujeitos, no lugar da gestão na Educação Superior em uma instituição privada? Parte-se da hipótese de que o desenvolvimento da autonomia e emancipação dos sujeitos ocorre mediante o aprimoramento da ética e da estética nos processos formativos na Educação Superior. Apresenta-se como procedimento de coletas de dados uma parte das narrativas autobiográficas, produzidas pelos participantes no dispositivo formativo e investigativo “Colcha de Retalhos”, de autoria de Berkenbrock-Rosito, que se baseia em Josso (2004); Passeggi (2010), Delory-Momberger (2010). O enfoque metodológico deste estudo apoiou-se na perspectiva hermenêutica em Gadamer (2000; 2003), em que as narrativas de cinco gestores produzidas na participação da primeira etapa da “Colcha de Retalhos” foram analisadas com a possibilidade de compreensão dos sentidos e da construção dos significados atribuídos pelos gestores sobre o narrar as experiências vividas. |
Abstract: | This research aims to study the ethical and aesthetic dimension in the management of Higher Education, from the narratives of managers of a private higher education institution. In this way, it is sought to understand the ethical and aesthetic dimension in the management of Higher Education, having reference to the concept of ethics in Levinas (2008), extending to the sense of otherness. The study problem is configured as the sense of the ethical and aesthetic dimension of management in Higher Education in the view of managers of a private institution. The guiding question of the study is: which limits and possibilities of ethics to be improved through aesthetics, aiming at the development of autonomy and emancipation of the subjects, instead of management in Higher Education in a private institution? It starts from the hypothesis that the development of the autonomy and emancipation of the subjects happens through the improvement of the ethics and the aesthetic in the formative processes in the Higher Education. A part of the autobiographical narratives produced by the participants in the formative and investigative device "Berthbrock-Rosito," based on Josso (2004), is presented as a collection procedure. Passeggi (2010), Delory-Momberger (2010). Our methodological approach was based on the hermeneutical perspective in Gadamer (2000, 2003), in which the narratives of the five managers produced in the first stage of the "Patchwork Quilt" were analyzed with the possibility of understanding the meanings and the construction of the meanings attributed managers to tell about their experiences. |
Palavras-chave: | Educação superior Estética Ética Modelo de gestão escolar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Cidade de São Paulo |
Sigla da Instituição: | UNICID |
Departamento: | Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais |
Citação: | CAZERI, Iara Garcia. Narrativas de gestores da educação superior: um olhar para a ética e a para a estética. Orientadora: Profa. Dra. Margaréte May Berkenbrock-Rosito. 2019. 140f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo. 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/270 |
Data do documento: | 12-Ago-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IARA GARCIA CAZERI.pdf | Dissertação | 1.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.