Repositório Institucional Cruzeiro do Sul Campus Liberdade Dissertações Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/271
Tipo: Dissertação
Título: Base Nacional Comum Curricular: uma reflexão sobre a formação continuada de docentes que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): National Curricular Common Base: a reflection on the continued formation of teachers teaching mathematics in the final years of elementary education
Autor(es): Paiva, Antônia Vanda de
Primeiro Orientador: Calejon, Laura Marisa Carnielo
metadata.dc.contributor.referee1: Laura Marisa Carnielo Calejon
metadata.dc.contributor.referee2: Schimiguel, Juliano
metadata.dc.contributor.referee3: Beaton, Guillermo Arias
Resumo: A Dissertação de Mestrado apresenta uma reflexão sobre o a formação continuada de docentes que ensinam Matemática nos anos finais do ensino fundamental é tratada na terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O problema proposto é analisar como a formação continuada de professores especialistas que ensinam os conteúdos de Matemática nos anos finais do ensino fundamental, está tratada na terceira versão da Base Nacional Comum Curricular. O objetivo geral é: ampliar a compreensão sobre o modo como a terceira versão da Base Nacional Comum Curricular, trata a formação continuada de professores especialistas, que ensinam Matemática nos anos finais do ensino fundamental, considerando a possibilidade de organização da formação continuada de qualidade para esses professores, mas que possa ser organizada para atender as necessidades e características tanto de formação inicial quanto de formação continuada de professores de dessa área de conhecimento, quanto de outras e dos demais níveis e modalidades de ensino. Os resultados da análise indicam que a falta de clareza, as contradições, as lacunas, as omissões, a ambiguidade, a profundidade e a magnitude das alterações e normatizações que a terceira versão do documento estabelece, não indicam colaborar com a ampliação da compreensão da ideia proposta pelo próprio documento, de garantia aprendizagens essenciais a todos os alunos e apenas menciona a responsabilidade da União com a formação inicial e continuada dos professores, apresenta poucos avanços em relação ao que está proposto pelos PCNs (1997) e indica retrocesso em relação à liberdade de cátedra dos professores por estabelecer qual o entendimento que deve ser considerado, em relação aos conceitos que normatiza e a ordem em que os objetos de conhecimento (conteúdos) de todos os componentes curriculares devem ser ministrados.
Abstract: The Master Dissertation presents a reflection about the continuous formation of teachers who teach Mathematics in the final years of elementary education is treated in the third version of the National Curricular Common Base (BNCC). The proposed problem is to analyze how the continuing formation of specialist teachers who teach the contents of Mathematics in the final years of elementary education is dealt with in the third version of the National Curricular Common Base. The general objective is to broaden the understanding of how the third version of the National Curricular Common Base treats the continuing education of specialist teachers, who teach mathematics in the final years of elementary school, considering the possibility of organizing quality to continuing education for these teachers, but that can be organized to attend the needs and characteristics of both initial and continuing formation of teachers in this area of knowledge, as well as the other levels and modalities of teaching. The analysis results indicate that the lack of clarity, contradictions, gaps, omissions, ambiguity, depth and magnitude of the changes and norms that the third version establishes in the document, do not indicate collaborate with the extension of the understanding of the idea proposed by the document itself, guarantees essential learning for all students and only mentions the Union's responsibility for initial and continuing teacher formation, shows little progress compared to what is proposed by the NCPs (1997) and indicates retrogression in relation to professor’s freedom to establish what understanding should be considered in relation to the concepts that regulate and the order in which the objects of knowledge (contents) of all curricular components should be taught.
Palavras-chave: BNCC
Políticas públicas
Formação continuada de professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cruzeiro do Sul
Sigla da Instituição: Cruzeiro do Sul
Programa: Mestrado em ensino de ciência e matemática
Citação: PAIVA, A.V. Base Nacional Comum Curricular: uma reflexão sobre a formação continuada de docentes que ensinam matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental. 2019. 210 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/271
Data do documento: 11-Jun-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIA VANDA DE PAIVA.pdf1.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.