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https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/274
Tipo: | Dissertação |
Título: | Sequências textuais narrativas e descritivas e suas marcas linguísticas: análise de dificuldades em redações de alunos do ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | Narrative and descriptive textual sequences and their linguistic marks: analysis of difficulties in the writing of high school students. |
Autor(es): | Costa , Douglas Geraldo da |
Primeiro Orientador: | Cabral, Ana Lúcia Tinoco |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cabral, Ana Lúcia Tinoco |
metadata.dc.contributor.referee3: | Souza Júnior, Rivaldo Capistrano de |
Resumo: | Vinculada à linha de pesquisa Texto discurso e ensino: processos de leitura e produção de texto escrito e falado e ao grupo de pesquisa Teorias e práticas discursivas e textuais, esta dissertação tem por objetivo geral investigar dificuldades para a produção de narrativas por alunos do ensino médio. A pesquisa justifica-se pelos desafios que a produção textual representa no ensino médio e pela sua relação com os preceitos metodológicos do Ensino Público, o mineiro no caso. Tendo como base teórica os fundamentos de Adam (2011) relativamente às sequencias textuais, especificamente as sequências narrativas e descritivas, e contemplando igualmente as marcas linguísticas próprias a essas sequências, especificamente os substantivos, adjetivos e verbos. A pesquisa tem como corpus de análise um conjunto de três redações produzidas por alunos do primeiro ano. As análises procuram identificar as sequências narrativas, descrever os elementos do descritivo e analisar os recursos linguísticos utilizados no corpus. Como resultado das análises, identificaram-se sobretudo dificuldades no emprego dos tempos verbais, na ortografia, parágrafos que apresentam o conceito de moral do gênero textual fábula. |
Abstract: | Linked to the line of research Text speech and teaching: processes of reading and production of written and spoken text and the research group Theories and discursive and textual practices, this dissertation has the general objective to investigate difficulties for the production of narratives by high school students. The research is justified by the challenges that the textual production represents in high school and by its relation with the methodological precepts of Public Teaching, the mineiro in the case. Based on the theoretical basis of Adam (2011) regarding textual sequences, specifically the narrative and descriptive sequences, and considering the linguistic marks proper to these sequences, specifically nouns, adjectives and verbs. The research has as corpus of analysis a set of three essays produced by first year students. The analyses seek to identify the narrative sequences, describe the elements of the descriptive and analyze the linguistic resources used in the corpus. As a result of the analyzes, we identified above all difficulties in the use of verbal tenses, in orthography, paragraphs that present the concept of moral of the textual genre fable. |
Palavras-chave: | Produção textual Sequência narrativa Marcas linguísticas Ensino médio |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Cruzeiro do Sul |
Sigla da Instituição: | Cruzeiro do Sul |
Programa: | Mestrado em Linguística |
Citação: | COSTA, D. G. Sequências textuais narrativas e descritivas e suas marcas linguísticas: análise de dificuldades em redações de alunos do Ensino Médio. 2018. 88 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/274 |
Data do documento: | 13-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Linguística |
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