Repositório Institucional POSITIVO Universidade Positivo Tese Programa de Pós-Graduação em Administração
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dc.creatorMenezes, Vanessa de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-09-22T19:16:02Z-
dc.date.available2015-
dc.date.available2021-09-22T19:16:02Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2805-
dc.description.abstractThe objective of this thesis is on the relationship between innovations for environmental sustainability and competitive strategies in global hotel chains. The study is justified theoretically because it brings an issue little explored in hospitality researches, and discusses it in an original approach since that concomitantly treats the themes: innovation from the systemic theories, evolutionary and socio-technical, sustainability and strategy. The practical reason lies on the fact that it deals with relevant topics within the hotel sector and could serve as a guiding for hotel companies who are interested in better understanding this phenomenon. This qualitative multiple case studies, descriptive and sectional temporal perspective, used the thematic content analysis, using the NVivo® software to analyze some of the data gathered, and steadied on the data triangulation to increase reliability of the results. As data source, the empirical part of this research employed interviews and questionnaires, however was also used documentary research. The data showed that there is a direct relationship between innovation for environmental sustainability and competitive strategies in global hotel chains, however this relationship is different in each case and does not occur in a simple and linear way. It was found also that this relationship can be classified according to the biological conceptions of relationship: parasitism, commensalism and mutualism (SAVIOTTI, 2010). It was prepared, then, a conceptual model that presents the variables about innovations for environmental sustainability and competitive strategies, understanding the relationship between these two phenomena.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Positivopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInovações para a sustentabilidade ambientalpt_BR
dc.subjectEstratégia competitivapt_BR
dc.subjectRedes hoteleiras globaispt_BR
dc.subjectRelaçãopt_BR
dc.titleInovação para a sustentabilidade ambiental e estratégia competitiva em redes hoteleiras globais: elaboração de um modelo conceitual de relaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3415705581725562pt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Sieglinde Kindl da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2056351159333574pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta tese recai sobre a relação entre as inovações para sustentabilidade ambiental e as estratégias competitivas nas redes hoteleiras globais. O trabalho se justifica teoricamente, pois traz um tema pouco explorado nas pesquisas direcionadas à hotelaria, além de discuti-lo sob uma nova abordagem, já que trabalha concomitantemente as temáticas: inovação, a partir das teorias sistêmica, evolucionista e sociotécnica; sustentabilidade e estratégia. A justificativa prática reside no fato de tratar tópicos relevantes dentro do setor hoteleiro que poderiam servir como um norteador para as redes hoteleiras com interesse em compreender melhor esse fenômeno. Este estudo de casos múltiplos, de natureza qualitativa, descritiva e de perspectiva temporal seccional utilizou a análise de conteúdo temática, empregando o software NVivo® para analisar parte dos dados obtidos e amparou-se na triangulação das informações para aumentar a confiabilidade dos resultados. As fontes de dados foram pesquisas empíricas, levantadas por meio de entrevistas e de questionários, e pesquisa documental. Os dados mostraram que há uma relação direta entre as inovações para a sustentabilidade ambiental e as estratégias competitivas nas redes hoteleiras globais, no entanto essa relação é diferente em cada rede hoteleira estudada e não ocorre de maneira simples e linear. Constatou-se, ainda, que essa relação pode ser classificada de acordo com as concepções biológicas de relação: parasitismo, comensalismo e mutualismo (SAVIOTTI, 2010). Elaborou-se, então, um modelo conceitual, que traz variáveis relacionadas às inovações para sustentabilidade ambiental e as estratégias competitivas, compreendendo assim a relação entre esses dois fenômenos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUPpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
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