Repositório Institucional UP Campus sede – Ecoville Tese Programa de Pós-Graduação em Administração
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Tipo: Tese
Título: Metodologias intervencionistas na perspectiva da teoria da atividade histórico-cultural: um aporte metodológico para estudos organizacionais
Autor(es): Cassandre, Marcio Pascoal
Primeiro Orientador: Bulgacov, Yára Lúcia Mazziotti
Resumo: Este estudo parte da premissa de que as metodologias intervencionistas, originadas da perspectiva da Teoria da Atividade Histórico-Cultural, como parte recente das pesquisas qualitativas em Administração no Brasil, são propostas teórico- metodológicas que devem ser refletidas a partir dos contextos políticos, econômicos, sociais e institucionais das organizações que a utilizam, para análise de contradições e busca por desenvolvimento em atividades produtivas. Compreendendo estas atividades como um fenômeno histórico, complexo, concreto, em movimento e dialético. Em face dessa assertiva, esse trabalho se apresenta como uma narrativa histórica de um processo de aprendizagem expansivo. O percurso histórico ora empreendido utilizou como ferramentas o método da autoconfrontação simples e o Change Laboratory®. A primeira experiência empírica com a ferramenta da autoconfrontação foi realizada com Manipuladoras de Alimentos integradas a um coletivo de uma organização escolar, tendo como base a estratégia metodológica da Clínica da Atividade de Yves Clot. A segunda experiência com o método da autoconfrontação simples teve como base um estudo de caso com uma empresária do ramo de serviços de beleza. A terceira experiência empírica ocorreu junto ao Center for Research on Activity, Development and Learning (CRADLE) da Universidade de Helsinki. A partir das experiências, pode-se considerar que as metodologias intervencionistas analisadas são métodos de ação e de produção de conhecimento, capazes de gerar condições para o diálogo do indivíduo com sua própria ação, com sua história, com o sistema de atividade que está vinculado e com os outros sujeitos envolvidos direta e indiretamente nela. Por fim, foi possível compreender que os praticantes dessas metodologias são sujeitos plenos de possibilidades de desenvolvimento. Sendo a aprendizagem um sistema de atividade coletiva, seus praticantes, ao assumirem um objeto comum, refletem em conjunto as contrições de sua realidade concreta e, a partir de suas próprias ferramentas e compreensões, produzem uma nova atividade
Abstract: Coming from the premise of having the interventionist methodologies, originated from the Cultural Historical Activity Theory perspective, as recent part of qualitative researches in Administration in Brazil, they are theoretical-methodological proposals which must be put into reflection regarding the political, economic, social and institutional contexts of organizations that make use of it, to analyze the contradictions and the quest for development in productive activities. Comprehending such activities as a historical, complex, concrete, in movement and dialect phenomenon. Regarding such assertive, this paper is presented as a historical narrative of an expansive learning process. The historical course observed utilized as tools the self-confrontation method and the Change Laboratory®. The first empirical experience making use of the self-confrontation tool was made with food manipulators integrated to a school organization collective, based on the methodological strategy of the Clinic of Activity, developed by Yves Clot. The second experience supported by the self-confrontation method had as its basis a case study with an entrepreneur acting on the beauty care business. The third empirical experience occurred together to the Center for Research on Activity, Development and Learning (CRADLE), University of Helsinki. From the experiences, it can be considered that the interventionist methodologies analyzed are action and knowledge production methods, capable of generating conditions to the dialog of the individual with the action itself, the history, the activity system in which is bounded to and with the other subjects involved, directly or indirectly. At last, it was possible to comprehend that the practitioners of such methodologies are seen as individuals full of possibilities of development. With the learning process as a system of collective action, the respective practitioners, when assuming a common objective, reflect together the contrition of the concrete reality, and regarding their own tools and comprehensions, produce a new activity.
Palavras-chave: -
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Positivo
Sigla da Instituição: UP
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2821
Data do documento: 2012
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