Repositório Institucional Cruzeiro do Sul Campus Liberdade Teses Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/284
Tipo: Tese
Título: Conhecimento profissional de professoras de 4º ano centrado no ensino dos números racionais positivos no âmbito do estudo de aula
Título(s) alternativo(s): Professional knowledge of 4th years teachers focused on the teaching of positive rational numbers in the scope of the lesson study
Autor(es): Utimura, Grace Zaggia
Primeiro Orientador: Curi, Edda
metadata.dc.contributor.referee1: Curi , Edda
metadata.dc.contributor.referee2: Allevato, Norma Suely Gomes
metadata.dc.contributor.referee3: Palanch, Wagner Barbosa de Lima
metadata.dc.contributor.referee4: Fiorentini, Dario
metadata.dc.contributor.referee5: Ponte, João Pedro Mendes da
Resumo: O tema números racionais positivos é pesquisado nos anos iniciais do Ensino Fundamental por apresentar dificuldades tanto para os alunos quanto para o ensino, devido à complexidade deste conjunto, pois exige situações que mobilizem conceitos, relações, obstáculos, diferentes representações e significados. Consideramos que intervenções e trabalho conjunto precisam ser realizados para os possíveis avanços nas aprendizagens dos alunos. Neste cenário, esta pesquisa, de cunho qualitativo, envolveu um Grupo formado por sete professoras de 4º ano da Rede Estadual de São Paulo e a formadora (a própria pesquisadora) a qual dinamizou um curso de extensão que utilizou a metodologia Estudo de Aula. O objetivo da pesquisa retratada nesta tese foi investigar revelações de sete professoras centrado no ensino dos números racionais positivos durante um curso de extensão que utilizou a metodologia de formação de professores Estudo de Aula. Buscamos responder as seguintes questões: Que conhecimentos profissionais as professoras participantes da pesquisa revelaram no âmbito da metodologia Estudo de Aula, quando tratam dos números racionais positivos? Que aprendizagens as professoras participantes da pesquisa revelaram no âmbito da metodologia Estudo de Aula, quando tratam dos números racionais positivos? Utilizamos diário de bordo; filmagens e gravações de trechos das aulas; gravações dos encontros e produções dos alunos. O Estudo de Aula tem diversas características como: (i) o trabalho colaborativo entre professores e pesquisadores; (ii) a escolha de um tema, pelos professores, diante das dificuldades dos alunos ou deles próprios para ensinar; (iii) o planejamento da aula é feito em grupo; (iv) um professor do grupo, leciona a aula que é observada pelos colegas e, em seguida é refletida pelo grupo. A formadora/pesquisadora participou de todas as etapas da metodologia. Entre os resultados, destacamos que as professoras apresentaram indicativos de conhecimentos: curricular ao trabalhar com o material da rede, o EMAI; dos alunos e da aprendizagem; da prática educativa e alguns conhecimentos especializados para o ensino dos números racionais positivos como o da equivalência de frações. Uma lacuna apresentada refere-se ao significado de razão na representação fracionária.
Abstract: The theme of positive rational numbers is researched in the early years of elementary school because it presents difficulties for both students and teaching, due to the complexity of this set, because it requires situations that mobilize concepts, relationships, obstacles, different representations and meanings. We consider that interventions and joint work must be carried out for the possible advances in student learning. In this scenario, this qualitative research involved a group formed by seven 4th grade teachers from the São Paulo State Network and the trainer (the researcher herself) who dynamized an extension course that used the "Lesson Study" methodology. The objective of the research portrayed in thesis was to investigate revelations of seven teachers focused on the teaching of positive rational numbers during na extension course that used the teacher training methodology Lesson Study. We sought to answer the following questions: What professional knowledge did the teachers participating in the research reveal in the scope of the Lesson Study methodology when dealing with positive rational numbers? What learning did the teachers participating in the research reveal in the scope of the Lesson Study methodology when dealing with positive rational numbers? We made use logbook; filming and recording of class excerpts; students productions and teachers speeches. The Lesson Study has several characteristics like (i) the collaborative work between teachers and researchers; (ii) teachers choose a theme in the face of the students' difficulties or to teach them; (iii) the class is planned by the group; (iv) a teacher in the group teaches the class that is observed by other teachers, and then the class is reflected by the group. The trainer participated in all these stages of the methodology. Among the results achieved, that the teachers showed signs of curriculum knowledge when working with the material proposed by the network, the EMAI; student knowledge and learning; knowledge of educational practice and some specialized knowledge for teaching, such as equivalence of fractions. But present gaps on the meanings of positive rational numbers in the fractional representation, mainly the ratio.
Palavras-chave: Estudo de aula
Conhecimento profissional e aprendizagens de professoras
Números racionais positivos nos anos iniciais
Formação continuada de professores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cruzeiro do Sul
Sigla da Instituição: Cruzeiro do Sul
Departamento: Campus Liberdade
Programa: Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: UTIMURA, G. Z. Conhecimento Profissional de professoras de 4º ano centrado no ensino dos números racionais positivos no âmbito do Estudo de Aula. 2019. 195 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática)-Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/284
Data do documento: 13-Mai-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GRACE ZAGGIA UTIMURA.pdf2.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.