Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Trabalho de Conclusão de Curso Educação Física (Bacharelado)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/338
Tipo: Artigo
Título: Efeitos de 8 semanas de intervenção do método pilates sobre a flexibilidade em indivíduos adultos de ambos os sexos
Autor(es): Lucena, Gustavo da Silva
Lima, Murilo Quagliato de
Moreira, Rosana da Mota
Martins, Tatiane Silva
Resumo: A palavra flexibilidade significa curvar-se, logo, refere-se à extensibilidade dos tecidos periarticulate para permitir o movimento normal fisiológico. A flexibilidade tem importância qualitativa no desempenho desportivo e lúdico do ser humano. As principais técnicas de desenvolvimento da Flexibilidade são o alongamento ativo, alongamento passivo, e facilitação neuromuscular proprioceptiva. A Educação Física é uma das áreas que abordam o treino dessas habilidades físicas, e dispõe dos mais diferentes recursos para este fim. Nesse contexto, o Pilates, caracteriza-se como uma das estratégias passíveis de adoção, considerado tanto como uma modalidade de atividade física, com finalidades terapêuticas como uma terapia complementar para o tratamento dos desequilíbrios posturais. Desse modo, o objetivo desse estudo foi analisar a resposta de flexibilidade dos músculos constituintes da cadeia muscular posterior de maneira global. Para isso, antes da aplicação do protocolo de Pilates imediatamente após as intervenções, foi realizado um estudo analítico, intervencional, do tipo ensaio clínico aleatorizado, utilizando uma amostra por conveniência. A avaliação de flexibilidade foi efetuada por meio da goniometria, utilizando o protocolo LABIFIE Dantas. Os resultados encontrados no presente estudo sugerem que o programa de Pilates atua na melhora da flexibilidade dos músculos da cadeia posterior. Conclui-se ao fim desse estudo que O método Pilates pode não ter aumentado o grau de flexibilidade dos indivíduos seja pelo número de sessões aplicadas semanalmente ou pela interferência de treinamentos realizados pelos participantes fora do presente estudo.
Abstract: The word flexibility means to bend, therefore, refers to the extensibility of periarticulate tissues to allow normal physiological movement. Flexibility has qualitative importante in sports and recreational performance of the human being. The main techniques for developing Flexibility ate active stretching, passe stretching and proprioceptive neuromuscular facilitation. The Physical Education is one of the áreas that address the training os these physical skills, and has the most diferent resources for this purpose. In this context, Pilates is characterized as one of therapeutic purposes and as a complementary therapy for the tratment of postural imbalances. Thus, the aim of this study was to analyze the flexibility response of the muscles constituting the posterior muscular chain globally. Therefore, before the Pilates protocol was applied immediately after the interventions, an analytical, interventional, randomized clinical trial study was performed using a convenience sample. Flexibility was assessed by goniometry using the LABIFIE Dantas protocol. The results found in the present study suggest that the Pilates program works to improve the flexibility of the posterior chain muscles. It is concluded at the end of this study that the Pilates method may not have increased the individuals’ degree of flexibility by the number of sessions applied either weekly or by the interference of training performed by participants outside de present study.
Palavras-chave: Técnicas de exercício e de movimento
Método pilates
Exercícios de alongamento muscular
Flexibilidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Citação: LUCENA, Gustavo da Silva et al. Efeitos de 8 semanas de intervenção do método pilates sobre a flexibilidade em indivíduos adultos de ambos os sexos. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/338
Data do documento: 2019
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