Repositório Institucional UNIFRAN Teses Doutorado em Ciências
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Tipo: Tese
Título: Metodologia dos três momentos pedagógicos para educação ambiental
Título(s) alternativo(s): Methodology of the three pedagogical moments for environmental education
Autor(es): Araujo, Arali Aparecida da Costa
Primeiro Orientador: Faria, Emerson Henrique de
Primeiro coorientador: Reis, Márcio José dos
metadata.dc.contributor.referee1: Calefi, Paulo Sergio
metadata.dc.contributor.referee2: Ricci, Gustavo Pimenta
metadata.dc.contributor.referee3: Castanheira, Maria Elisa Furlan Gandini
metadata.dc.contributor.referee4: Heleno, Vladimir Constantino Gomes
Resumo: A pesquisa que culminou na presente tese teve sua origem a partir das preocupações e inquietações quanto às práticas para o ensino e aprendizagem de Ciências associadas à educação ambiental, partindo do seguinte questionamento: a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos pode promover a aprendizagem significativa nas aulas de Ciências quanto às questões ambientais? Além de identificar e analisar contribuições desta a metodologia para o ensino e a aprendizagem de Ciências no tema da educação ambiental, a pesquisa ainda buscou investigar concepções que os professores têm da metodologia e as que os alunos têm dos conteúdos de Ciências relacionados com a temática meio ambiente e identificar aprendizagem significativa em discentes e docentes promovida pela aplicação da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos. O locus de desenvolvimento e concretização da pesquisa foi a Escola Estadual Governador Clovis Salgado, na cidade de Ituiutaba, MG, envolvendo alunos do sexto e nono ano do ensino fundamental e os professores de Ciências da Natureza, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática. O trabalho buscou explorar as possibilidades de construção do conhecimento discente sobre educação ambiental mediante o plantio e o cultivo de jardim vertical e horta utilizando plantas ornamentais, medicinais e hortaliças. A pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa permitindo mapear o terreno estudado para produzir uma descrição detalhada num enfoque exploratório (ROSA, 2013) e se valeu da pesquisaação, onde “[...] o pesquisador é um participante do grupo que intervém nos rumos da ação, orientado pela pesquisa que realiza” (FIORENTINI; LORENZATO, 2009, p. 114). Seu desenvolvimento foi estruturado em quatro oficinas temáticas sendo que nas aulas teóricas e práticas, o conteúdo foi subordinado ao tema de cada oficina e abordado com base na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (DELIZOICOV, 2000; 2005; 2011). Os instrumentos de coleta de dados foram questionários, mapa conceitual, desenho, grupo de discussão, entrevista estruturada e diário de bordo. A interpretação dos dados, a apresentação dos resultados e sua discussão seguiram a dinâmica da Análise Textual Discursiva. Os resultados apontaram que a problematização de temas da preservação ambiental desperta o interesse discente no conhecimento sobre o assunto, sobretudo quando o aluno se vê como sujeito dessa ação, levando ao amadurecimento da reflexão resultante da internalização e reconstrução de conhecimentos que já detém. Também no caso dos professores notou-se uma evolução em sua concepção inicial da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos; do desconhecimento passaram à concordância de que ela pode colaborar no trabalho docente e a aprendizagem discente, e, por isso, interessaram-se em compreendê-la a fundo para incorporá-la à prática docente em geral.
Abstract: The research that culminated in this thesis originated from the concerns and disquiets as the practices for the teaching and learning of Science associated with environmental education, starting from the following question: the methodology of the Three Pedagogical Moments can provide a significative learning in Science’s classes as the environmental questions? Apart from identify and analyze contribuitions of the 3PM methodology to the teaching and learning of Science on environmental education. The research also seek to investigate conceptions which the teachers have from the methodology and what conceptions the students have of Science’s contentes related to environmental and identify the significative learning in students and provided for the application of the 3PM methodology. The locus of the development and implematation of the research it was Escola Estadual Governador Clovis Salgado, in the city of Ituiutaba, MG, involving students from middle school and teacher’s of Science, Geography, History, Portuguese and Math’s teachers. The study sought to explore the possibilities of construction of student knowledge about environmental education by the planting and cultivation of a vertical garden and kitchen garden using ornamental, medicinal and green plants. The survey was conducted as a qualitative approach allowing to map the studied terrain to produce a detailed description of an exploratory approach (ROSA, 2013) and made use of action research, where " [ ... ] the researcher is a member of the group who intervene on the course of the activity, guided by the research which is executing. Its development was structured at four thematic workshops whereas in theorical and pratical classes, the content was subject to the theme of each workshop and discussed based on the methodology of 3PM (DELIZOICOV, 1994; 2005; 2011). The data collection instruments were questionnaires, conceptual table, drawing, discussion group, structured interviews and journals. The interpretation of the data, the presentation of results and discussion followed the dynamics of Discursive Textual Analysis. The results pointed out that the questioning of environmental preservation arouses student interest in knowledge on the topic, especially when the student is seen as the subject of this action, leading to the maturation of the resulting reflection from the internalization and reconstruction of knowledge that already holds. Also in the case of the teachers is noted a improvement in theirs initial conception in the methodology of 3PM: from the lack of knowledge to the agreement that it can help the teacher work and student learning. Not by chance, they get interested in undertand it deeply to incorporate it into the teaching practice in general.
Palavras-chave: Educação ambiental
Problematização
Três momentos pedagógicos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Franca
Sigla da Instituição: UNIFRAN
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Doutorado Ciências
Citação: ARAÚJO, Arali Aparecida da Costa. Metodologia dos três momentos pedagógicos para educação ambiental. Franca, SP, 2016. 129 f. Tese (Doutorado em Ciências) - Universidade de Franca. 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/408
Data do documento: 23-Set-2016
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