Repositório Institucional UNIFRAN Dissertações Mestrado em Ciências
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Tipo: Dissertação
Título: Histórico e potencialidades da implantação do projeto de educação ambiental no modelo SAF (Sistema Agro Florestal) em uma escola pública do estado de São Paulo para o processo de ensino e aprendizagem de química
Título(s) alternativo(s): History and potential of the implementation of the education project in the SAF model (Sistema Agro Florestal) in a public school in the state of state of São Paulo for the teaching and learning process of chemistry
Autor(es): Lago, Paulo Rogério
Primeiro Orientador: Reis, Márcio José dos
metadata.dc.contributor.referee1: Ricci, Emiliane Gerbasi
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Fabiana Luca
Resumo: A presente dissertação apresenta possibilidades de abordagens no Ensino de Química através da Educação Ambiental, tendo como tema gerador o Projeto Ambiental SAF (Sistema Agro Florestal) implantado em uma Escola Estadual. Este trabalho foi desenvolvido a partir da colaboração de um grupo de estudantes dos três anos do Ensino Médio. Através da Pedagogia de Projetos, buscou-se incentivar a elaboração de projetos de pesquisa pelos próprios alunos, com o objetivo de relacioná-los com conceitos científicos. Tornando o projeto uma fonte para problematização do Ensino de Química, numa abordagem contextualizada, em que o aluno poderá vivenciar experiências e discutir suas observações em equipes, buscando no ato de pesquisar, apresentar os conceitos químicos de uma forma diferenciada, de modo menos impactante, que venha a valorizar e a transformar as concepções prévias dos educandos, contribuindo para melhoria na compreensão e interesse pelo conhecimento científico. Com o propósito de desfragmentar o currículo (sequência didática), que muitas vezes dificultam atividades inovadoras, as quais são indispensáveis na prática docente tanto ou mais que o domínio dos conteúdos, este trabalho apresenta uma possibilidade para despertar no aluno a vontade de aprender Ciências (Química), a qual possui imensa rejeição e desinteresse.
Abstract: This paper presents possible approaches concerning chemistry teaching through Environmental Education, supported by the Environmental Project, which is a themegenerator, called SAF (Agro-Forest System) implemented in a state-run school. The present research was developed by means of a collaboration of a group of students attending different high school levels. Through the Pedagogical Project, we sought to encourage students to develop research projects, relating them to scientific concepts. Our objective is to use these projects as a source for questioning the Chemistry Teaching in a contextualized approach, in which students are able to perform experiences and discuss their observations in groups. Through the act of researching, students will be exposed to chemical concepts in a different way, in a lighter manner that will enhance and transform their preconceptions, contributing to improving their understanding and interest in scientific knowledge. Aiming at defragmenting the curriculum (didactic sequence), which often impairs innovative activities, which are indispensable in teaching practices, being equally or even more important than the mastery of the studied content, this paper presents a chance to whet the curiosity of students on learning Science (Chemistry), which is widely rejected and ignored.
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa
Contextualização
Educação Ambiental
Ensino de Química
Problematização
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Franca
Sigla da Instituição: UNIFRAN
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado em Ciências
Citação: LAGO, Paulo Rogério. Histórico e potencialidades da implantação do projeto de educação ambiental no modelo SAF (Sistema Agro Florestal) em uma escola pública do estado de São Paulo para o processo de ensino e aprendizagem de química. Franca, SP, 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade de Franca. 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/510
Data do documento: 24-Jun-2015
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