Repositório Institucional UNIFRAN Dissertações Mestrado em Ciências
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/511
Tipo: Dissertação
Título: Estudo de um PIBID interdisciplinar organizado a partir da metodologia de problematização e da abordagem CTS
Título(s) alternativo(s): The study of na interdisciplinar PIBID organized through the problematization methodology and the STS ( Science, tecnology and society) approach
Autor(es): Santos, Érica de Souza
Primeiro Orientador: Reis, Márcio José dos
metadata.dc.contributor.referee1: Faria, Emerson Henrique de
metadata.dc.contributor.referee2: Silverio, Fabiano
Resumo: A formação de professores tem sido um grande desafio para os governos e para as políticas do nosso país, em especial nas últimas décadas. A globalização da economia, as novas tecnologias e o desenvolvimento de fontes alternativas de informação colaboram, entre outros fatores, para algumas mudanças significativas na sociedade e educação. Por isso tem se tornado mais visível, de um lado, a grande demanda por professores com qualificação adequada; de outro, a dificuldade do aprimoramento das condições de ensino e aprendizagem e da preparação de profissionais para os desafios da prática educativa. Nesse sentido, esta pesquisa tem o objetivo de analisar um PIBID interdisciplinar desenvolvido na Universidade Franca (Unifran) com os alunos que cursam licenciatura em Ciências . O projeto, organizado a partir da metodologia de problematização e abordagem CTS, foi aplicado a duas escolas públicas na cidade de Franca. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi levantamento bibliográfico,e etnográfico, para ampliar o conhecimento do estudo, para em um segundo momento, realizar um levantamento de campo descritivo com aplicação de questionários e entrevistas com os participantes. Os resultados foram então comparados aqueles apurados por estudos de outros PIBIDs, concluindo-se pelo predomínio de pontos positivos no programa.
Abstract: Teacher education has been a major challenge for governments and policy of our country, especially in recent decades. Economic globalization, new technologies and the development of alternative sources of information, collaborate, among other factors, to some significant changes in society and education.For thar reason, the great demand for teacher with appopiate qualifications has become morevisible on one side,on the other side, the difficulty of improving the conditions of teaching and learning and preparing the professionals for the educational practice challenges. Thus, this research aims at analyzing an interdisciplinary PIBID developed at the University of Franca (SP), with students who attend the graduate coure in science. The project was organized through the problematization methodology and the STS approach and was applied in two public school in the city of Franca. The methodology of this study was bibliographical and ethnographic survery to increase the knowledge of the sudy. After that, a survey of descriptive field with questionnaires and interviews with participants was carried out. The results were compared to other PIBIDs studies, considering positive features of the programme.
Palavras-chave: Ciências - Formação de professores
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Interdisciplinaridade
Metodologia da problematização
Programa Interdisciplinar de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Franca
Sigla da Instituição: UNIFRAN
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado em Ciências
Citação: SANTOS, Érica de Souza. Estudo de um PIBID interdisciplinar organizado a partir da metodologia de problematização e da abordagem CTS. Franca, 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade de Franca. 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/511
Data do documento: 17-Abr-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Erica de Souza Santos.pdf7.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.