Repositório Institucional UNIFRAN Dissertações Mestrado em Ciências
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/511
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Érica de Souza-
dc.date.accessioned2020-04-13T20:24:34Z-
dc.date.available2020-04-13T20:24:34Z-
dc.date.issued2015-04-17-
dc.identifier.citationSANTOS, Érica de Souza. Estudo de um PIBID interdisciplinar organizado a partir da metodologia de problematização e da abordagem CTS. Franca, 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade de Franca. 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/511-
dc.description.abstractTeacher education has been a major challenge for governments and policy of our country, especially in recent decades. Economic globalization, new technologies and the development of alternative sources of information, collaborate, among other factors, to some significant changes in society and education.For thar reason, the great demand for teacher with appopiate qualifications has become morevisible on one side,on the other side, the difficulty of improving the conditions of teaching and learning and preparing the professionals for the educational practice challenges. Thus, this research aims at analyzing an interdisciplinary PIBID developed at the University of Franca (SP), with students who attend the graduate coure in science. The project was organized through the problematization methodology and the STS approach and was applied in two public school in the city of Franca. The methodology of this study was bibliographical and ethnographic survery to increase the knowledge of the sudy. After that, a survey of descriptive field with questionnaires and interviews with participants was carried out. The results were compared to other PIBIDs studies, considering positive features of the programme.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Francapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências - Formação de professorespt_BR
dc.subjectCiência, tecnologia e sociedade (CTS)pt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectMetodologia da problematizaçãopt_BR
dc.subjectPrograma Interdisciplinar de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)pt_BR
dc.titleEstudo de um PIBID interdisciplinar organizado a partir da metodologia de problematização e da abordagem CTSpt_BR
dc.title.alternativeThe study of na interdisciplinar PIBID organized through the problematization methodology and the STS ( Science, tecnology and society) approachpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.ID1436380690669496pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1436380690669496pt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Márcio José dos-
dc.contributor.advisor1ID3519284490175859pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3519284490175859pt_BR
dc.contributor.referee1Faria, Emerson Henrique de-
dc.contributor.referee1ID4544698882981486pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4544698882981486pt_BR
dc.contributor.referee2Silverio, Fabiano-
dc.contributor.referee2ID5830010165553820pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5830010165553820pt_BR
dc.description.resumoA formação de professores tem sido um grande desafio para os governos e para as políticas do nosso país, em especial nas últimas décadas. A globalização da economia, as novas tecnologias e o desenvolvimento de fontes alternativas de informação colaboram, entre outros fatores, para algumas mudanças significativas na sociedade e educação. Por isso tem se tornado mais visível, de um lado, a grande demanda por professores com qualificação adequada; de outro, a dificuldade do aprimoramento das condições de ensino e aprendizagem e da preparação de profissionais para os desafios da prática educativa. Nesse sentido, esta pesquisa tem o objetivo de analisar um PIBID interdisciplinar desenvolvido na Universidade Franca (Unifran) com os alunos que cursam licenciatura em Ciências . O projeto, organizado a partir da metodologia de problematização e abordagem CTS, foi aplicado a duas escolas públicas na cidade de Franca. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi levantamento bibliográfico,e etnográfico, para ampliar o conhecimento do estudo, para em um segundo momento, realizar um levantamento de campo descritivo com aplicação de questionários e entrevistas com os participantes. Os resultados foram então comparados aqueles apurados por estudos de outros PIBIDs, concluindo-se pelo predomínio de pontos positivos no programa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUNIFRANpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Erica de Souza Santos.pdf7.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.