Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/670
Tipo: | Dissertação |
Título: | Análise de exercícios de compreensão de textos em livros didáticos de língua portuguesa para o 6º ano |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of text comprehension exercises in Portuguese language textbooks for the 6th year |
Autor(es): | Custódio, Lívia Cárnio |
Primeiro Orientador: | Pernambuco, Juscelino |
metadata.dc.contributor.referee1: | Manfrim, Aline Maria Pacífico |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ludovice, Camila de Araújo Beraldo |
Resumo: | A interpretação e a compreensão de textos são assuntos comuns em sala dos professores, a dificuldade dos alunos em compreender o que leem é comentada por professores das diferentes disciplinas escolares. No caso do ensino de Língua Portuguesa, tem sido constatado que um grande problema é como a compreensão dos textos para o Ensino Fundamental II é explorada nos livros didáticos. Há evidências de que a dificuldade apresentada pelos alunos para compreender textos pode estar vinculada ao modo que os livros didáticos propõem trabalhos com essas atividades e na aplicação que os professores fazem do que é proposto no material didático. A presente pesquisa torna-se relevante e justifica-se pela necessidade de reflexões sobre a abordagem dos exercícios de compreensão de textos da Língua Portuguesa, fundamentando a noção de língua como uma atividade dialógica e interativa e a noção de compreensão como um processo ativo e construtivo quando se trata das propostas de compreensão presentes nos livros didáticos. Para tanto, buscamos apoio na Linguística Textual, principalmente em estudos de Koch (2009; 2012) e Marcuschi (2008) sobre a compreensão textual. A presente pesquisa tem como objetivo investigar os exercícios de compreensão de textos em dois livros didáticos de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental. Como corpus foram selecionados os livros didáticos: Diálogo, de Eliana Santos Beltrão e Tereza Gordilo e Vontade de Saber Português, de Rosemeire Alves e Tatiane Brugnerotto. Para construção da metodologia, a presente pesquisa considerou seu caráter teórico e investigativo e delimitou duas etapas. A primeira foi sobre as discussões da teoria proposta para este trabalho. A segunda etapa constitui as análises dos exercícios propostos pelos dois livros didáticos constituintes do corpus desta pesquisa. Com esta pesquisa pretende-se possibilitar reflexões sobre as propostas de compreensão nos livros didáticos e como é trabalhado o desenvolvimento das habilidades de compreensão nos alunos. |
Abstract: | The interpretation and understanding of texts are common subjects in teachers' room; the difficulty of the students to understand what they read is commented by teachers in different school subjects. In the case of the Portuguese language teaching, it has been found that a big problem is how the understanding of the texts for the Elementary School is explored in textbooks. There is evidence that the difficulty of the students to understand texts can be linked to the way the textbooks propose work with these activities and implementation that teachers do what is proposed in the didactic material. This research becomes relevant and justified by the need to reflect on approach to exercise reading comprehension of the Portuguese Language, supporting the notion of language as a dialogic and interactive activity and the notion of understanding as an activity and constructive process when it comes to understanding the proposals present in textbooks. Therefore, sought support in Linguistics Textual, especially in Koch's studies (2009; 2012) and Marcuschi (2008) on reading comprehension. This research aims to investigate the exercises of reading comprehension in two Portuguese textbooks used in the 6th year of Elementary School. As corpus were selected the textbooks: Diálogo - Eliana Santos Beltrão and Tereza Gordilo and Vontade de Saber Português - Rosemeire Alves and Tatiane Brugnerotto. For construction of the methodology, this research considered its theoretical and investigative character and identified two analytical steps. The first was on the discussions of the theory proposed for this research. The second step is the analysis of the exercises proposed by the two textbooks that constitutes the corpus of this research. This research is intended to enable reflections on the proposals of understanding in textbooks and how is happening the development of comprehension skills in students. |
Palavras-chave: | Texto Compreensão Livro didático Ensino fundamental II |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade de Franca |
Sigla da Instituição: | UNIFRAN |
Departamento: | Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Mestrado em Linguística |
Citação: | CUSTÓDIO, Lívia Cárnio. Análise de exercícios de compreensão de textos em livros didáticos de língua portuguesa para o 6º ano. Franca, 2015. 106 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/670 |
Data do documento: | 15-Abr-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Livia Carnio Custodio.pdf | 880.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.