Repositório Institucional UNIFRAN Dissertações Mestrado em Linguística
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/744
Tipo: Dissertação
Título: Saúde e sucesso na vida: a prática discursiva da Herbalife
Título(s) alternativo(s): Health and success in life: Herbalife's discursive practice
Autor(es): Silva, Olga Amália da
Primeiro Orientador: Rodrigues, Marília Giselda
metadata.dc.contributor.referee1: Manzano, Luciana Carmona Garcia
metadata.dc.contributor.referee2: Brunelli, Anna Flora
Resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar o funcionamento das práticas discursivas da Herbalife, uma empresa considerada líder mundial na “indústria do bem-estar”. Interessa-nos estudar o funcionamento discursivo desses enunciados que pregam que sujeitos com saúde e de bem com sua imagem corporal tendem a ser mais felizes e a ter sucesso em sua vida pessoal e profissional. O corpus da pesquisa se constitui de sequências discursivas coletadas no site da Herbalife, em catálogo disponível nos pontos de venda de produtos da marca, anúncios de revista e outros gêneros variados, que circulam em diferentes suportes, considerando, para sua seleção, o paradigma indiciário (GINZBURG, 1991), que propõe investigar os indícios, sinais, as pistas que se revelam interessantes para o analista em seu trabalho de interpretação do fenômeno que estuda. O corpus é analisado a partir dos pressupostos teóricos e dos princípios analíticos da Análise do Discurso de origem francesa, sobretudo a partir de seus desdobramentos mais recentes. Os conceitos de ethos e cenografia (MAINGUENEAU, 2004, 2012a, 2012b) se mostram produtivos para a análise. É possível verificar que, no discurso da Herbalife, a saúde, muitas vezes confundida com o ideal de um corpo magro e forte, é vista como condição para o sucesso pessoal e profissional. E, também, o sucesso é apresentado como uma obrigação para o homem contemporâneo, nesse discurso que, dentre outros elementos de seu funcionamento, se legitima por meio de um ethos de cientificidade.
Abstract: The aim of this research is to investigate the functioning of the discursive practices of Herbalife, counted as a global leader in the "wellness industry". We are interested in studying the discursive functioning of these statements that proclains that health individuals who are satisfied with their self-image tend to be happier and to succeed in their personal and professional life. The corpus of the research is composed of discursive sequences collected from the Herbalife website, the catalog available at sales points of the brand products, magazine advertisements and other various genres, circulating in different media, considering for their selection the “Indiciary Paradigm” (GINZBURG, 1991), which proposes to value the evidence, signs, clues that show to be interesting to the analyst in his work of interpretation of the studying phenomenon. The corpus is analyzed from the theoretical assumptions and analytical principles of Discourse Analysis of French origin (AD), especially from its most recent developments. The concepts of ethos and scenography (MAINGUENEAU, 2003, 2012a, 2012b) show to be productive for analysis. It is possible to verify that in Herbalife’s discourse, health – often confused with the ideal of a slim and strong body – is seen as a condition for personal and professional success. In addition, success is presented as a must for the modern man, in this discourse which, among other elements of its operation, is legitimized through a scientific ethos.
Palavras-chave: Prática discursiva
Herbalife
Ethos
Cenografia
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Franca
Sigla da Instituição: UNIFRAN
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado em Linguística
Citação: SILVA, Olga Amália da. Saúde e sucesso na vida: a prática discursiva da Herbalife. Franca, SP, 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/744
Data do documento: 24-Fev-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Olga Amalia da Silva.pdf1.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.