Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/760
Tipo: | Dissertação |
Título: | No país das maravilhas: uma análise das relações dialógicas no projeto para o ensino de Arte nas séries iniciais do ciclo I do Estado de São Paulo |
Título(s) alternativo(s): | In Wonderland: an analysis of dialogical relationships in the project for teaching Art in the early grades of cycle I of the State of São Paulo |
Autor(es): | Luvisoto, Rosali Cabral Garcia |
Primeiro Orientador: | Ludovice, Camila de Araújo Beraldo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Abrahão, Simone |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pernambuco, Juscelino |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo analisar as relações dialógicas e as interações verbais observadas nos enunciados presentes no projeto intitulado No país das Maravilhas, verificando o diálogo estabelecido entre estes enunciados e aqueles localizados no filme: “Alice no País das Maravilhas”. Neste trabalho buscamos apresentar os preceitos teóricos que fundamentam o percurso de análise do objeto de pesquisa, empreender uma leitura dialógica desse material de referência para o ensino de Arte na rede pública do Estado de São Paulo e efetuar uma análise bakhtiniana do dialogismo presente nos enunciados destes dois textos – projeto e filme. Fundamentamos a análise a partir dos conceitos do filósofo russo Mikhail Bakhtin, que apresenta um pensamento original sobre a linguagem a partir da perspectiva do dialogismo, e seu desdobramento que são as relações dialógicas. Investigamos, ainda, conceitos como o de ato-evento, responsabilidade e Arte. Após penetrar nesses domínios, essenciais para a compreensão do projeto de dizer de Bakhtin, fez-se a seleção, num primeiro momento, de enunciados presentes em um capítulo do livro Ensino de Artes nas Séries Iniciais – o projeto – que compõe o Currículo do Estado de São Paulo e outros retirados do filme de Tim Burton (2010). A partir das reflexões oferecidas por essa análise, procuramos verificar em que medida o olhar bakhtiniano para esse material pode contribuir para o ensino de Arte responsável sob um enfoque dialógico da linguagem. Os resultados obtidos revelaram que o projeto responde às reflexões de Bakhtin sobre Arte e responsabilidade e que o olhar bakhtiniano oferece valores e tons à educação, como resposta responsável, abrindo caminhos que devem ser trilhados por um bom ensino de arte. Observamos que o descrito no projeto No País das Maravilhas dialoga com o pensamento de Bakhtin, justamente por orientar o professor a motivar o aluno das séries iniciais a reconhecer-se participante da atividade estética, unindo, em seu agir responsável, os mundos da cultura e da vida. Desse modo, assim como Alice construiu sentidos e apreendeu o mundo a partir da atitude responsável diante da vida, o aluno das séries iniciais é instigado a apreender o mundo a partir de seus atos cognitivos, estéticos e únicos, a partir da própria poética. Implica dizer que é fundamental que este professor, assuma-se enquanto provocador de competências nesse processo, propiciando a abertura ao dialogismo, levando em conta os valores do aluno, uma vez que, no ensino, este é o sujeito principal. |
Abstract: | This thesis aims to analyze the dialogical relations and verbal interactions observed in the statements present in the project entitled In the country Wonderland, checking the dialogue established between these statements and those located in the film:" Alice in Wonderland". In this work we present the theoretical principles underlying the course of the research object of analysis, undertake a dialogic reading of this reference material for Art education in public schools of São Paulo and make an analysis of Bakhtin's dialogism present in these statements two textos- design and film. We base the analysis from the philosophical project of the Russian thinker Mikhail Bakhtin, which features an original thought on language from the dialogic perspective, and its development that are the dialogical relations. We investigate also concepts such as act -event, responsibility and Art . After entering these areas, essential for understanding the project say Bakhtin, we made the selection, at first, of statements present in a chapter of the book Art in Education Initial Series - Project- that make up the curriculum of the State are Paul and others taken from the Tim Burton film (2010 ). From the reflections offered by this analysis, we assessed the extent to which Bakhtin look at this material may contribute to significant teaching Art, and investigate how teacher education can enable the presence of a mediator between the requirements of curriculum and the actually proposed to the student, in a dialogical approach to language. The results revealed that the project meets the reflections of Bakhtin on Art and responsibility, the look Bakhtin adds values and tones to education, responsible response, clearing the way they should go a good teaching art . We note that the requirements of the project in Wonderland, dialogues with the thought of Bakhtin, just for guiding the teacher to motivate the student of the initial series to recognize a partaker of the aesthetic activity, uniting in his responsible act, the culture of worlds and life. Thus, like Alice, built senses and seized the world from the responsible attitude to life, students of the initial series is urged to grasp the world from their cognitive, aesthetic and unique acts, from the poetic itself . implies that it is crucial that this teacher, let us assume as a facilitator in this process, providing the opening to dialogism, taking into account the values of the student, as in education, this is the main subject |
Palavras-chave: | Relações dialógicas Responsabilidade Ato/Evento Transgressão Ensino de Arte |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade de Franca |
Sigla da Instituição: | UNIFRAN |
Departamento: | Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Mestrado em Linguística |
Citação: | LUVISOTO, Rosali Cabral Garcia. No país das maravilhas: uma análise das relações dialógicas no projeto para o ensino de arte nas séries iniciais do ciclo I do Estado de São Paulo. Franca, 2015. 81 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/760 |
Data do documento: | 13-Mar-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rosali Cabral Garcia Luvisoto.pdf | 381 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.