Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/967
Tipo: | Dissertação |
Título: | Contribuições da educação problematizadora ao ensino de química em uma escola pública do estado de São Paulo |
Título(s) alternativo(s): | Contributions of problematizing education to teaching chemistry in a public school in the state of São Paulo |
Autor(es): | Alioto, Marcelo Rodrigo |
Primeiro Orientador: | Reis, Márcio José dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Heleno, Vladimir Constantino Gomes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Calefi, Paulo Sergio |
Resumo: | O ensino de Ciências na Educação Básica brasileira tem apresentado sucessivamente, rendimento insatisfatório nas avaliações externas de desempenho. Há necessidade urgente de mudança desse cenário em que não se ensina o que se deve e se desestimula o aprendizado dos alunos. Este trabalho busca encontrar formas de se inserir no currículo oficial de Química do Estado de São Paulo, a educação problematizadora idealizada por Paulo Freire e instrumentalizada pelos momentos pedagógicos de Demétrio Delizoicov. Para isso, aplicou-se a pesquisa em uma escola pública da cidade de Sertãozinho – SP, com a temática da cultura sucroalcooleira, tema que faz parte do cotidiano da cidade, uma vez que se trata da cultura agrícola que movimenta a economia da região. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que é possível trabalhar esse tema com a prática de Freire, mas não sem encontrar dificuldades em sua execução. Palavras-chave: Educação Problematizadora; Momentos Pedagógicos; Ensino de Química. |
Abstract: | Science education in Brazilian Basic Education has presented successively, unsatisfactory performance in external assessments of performance. There is an urgent need for change in this scenario in which does not teach what you must and that discourages the student learning. This work attempts to find ways to insert in the curriculum of Chemistry in the State of São Paulo, problematizing education conceived by Paulo Freire and manipulated by pedagogical moments of Demétrio Delizoicov. To do this, we applied the research in a public school in the city of Sertãozinho-SP, with the theme of cultivation of sugar cane, theme that is part of the daily life of the city, since it is the crop that moves the economy of the region. Search results allow us to conclude that it is possible to work this issue with the practice of Freire, but not without encountering difficulties in their implementation. Keywords: Problematizing Education; Teaching moments; Chemistry Teaching. |
Palavras-chave: | Educação Problematizadora Momentos Pedagógicos Ensino de química |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade de Franca |
Sigla da Instituição: | UNIFRAN |
Departamento: | Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Mestrado em Ciências |
Citação: | ALIOTO, Marcelo Rodrigo. Contribuições da educação problematizadora ao ensino de química em uma escola pública do estado de São Paulo. Franca, 2015. 87 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Franca. 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/967 |
Data do documento: | 13-Mar-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marcelo Rodrigo Alioto.pdf | 1.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.